Disserte sobre a evolução do conceito de orçamento, perpassando pelas seguintes palavras-chave: clássico, de resultado, programa e de base-zero.

8 de janeiro de 2021 Off Por Projeto Questões Escritas e Orais

Evolução do orçamento. Divide-se em três: o clássico, o de resultado e o programa, o qual utiliza a técnica do orçamento de base-zero.


O orçamento tradicional ou clássico é aquele desvinculado de qualquer planejamento, objetivo os dos gastos, sendo considerado meramente uma peça contábil em que estão previstas as receitas e despesas. Demonstra despreocupação com o atendimento das necessidades da população, atentando-se mais para as necessidades das unidades organizacionais. 

O orçamento de resultado ou desempenho consiste em uma evolução do orçamento tradicional. Aqui, já existe uma preocupação com o resultado dos gastos, não sendo apenas uma mera peça contábil. No entanto, não se revela nele a existência de vinculação entre planejamento e orçamento, uma vez que não há vinculação a um programa ou planejamento governamental central das ações do governo.

No último caso, do orçamento programa, os recursos estão voltados a objetivos, metas e planos de governo. É o modelo adotado no Brasil desde a Lei 4.320. Segundo Harrison Leite, trata-se de um orçamento em que se consubstancia em verdadeiro instrumento de planejamento da ação do governo, por meio de programas de trabalho, projeto e atividades, com estabelecimento de objetivos e metas a serem implementados. 

Dentro do orçamento-programa, utiliza-se a técnica do orçamento de base-zero, também chamada de orçamento estratégia, consistindo em um método em que todo recurso solicitado é criticamente analisado a fim de que, quando da elaboração da proposta orçamentária, tenha real questionamento dos recursos nas áreas, sem qualquer compromisso com um montante inicial de dotação.